Páginas

30 janeiro 2008

Regras de Ouro do Desenvolvimento Ágil



Prometa para si mesmo, ó neófito pretendente a Agilista, que ao evoluir para um processo de desenvolvimento saudável, sustentável e maduro, você prezará pelas seguintes regras:

1. TRABALHE EM ESPAÇOS FIXOS DE TEMPO

De preferência o menor tempo possível. Lembre=se: o término de um período é sagrado. Nada atrasa a finalização de uma Sprint. Para tanto, é necessário ter em mente o que é uma funcionalidade terminada (pronto mesmo... pronto pronto!!). Requisitos não finalizados não atrasam a sprint, são deslocados para o próximo ciclo.


2. FOQUE NA QUALIDADE

Mais do que isso: não discuta qualidade. Seja preguiçoso: automatize testes para não se preocupar e refazer validações mais tarde. Crie a cultura de inspeção de código. Valorize iniciativas em Integração Contínua. Evite trabalhar fora do horário para que você possa ter a confiança em tudo o que é produzido em seu projeto.


3. VALORIZE AS PESSOAS

Motive-as. Dê desafios e ouça opiniões, faça com que os membros da equipe estejam dentro da cadeia de tomada de decisão. Numa tome uma decisão sobre um projeto sem que um desenvolvedor esteja ao menos ciente do impacto. Utilize a sabedoria das multidões (Wisdom of crowds)


Este será o seu juramento. Levante-se agora, como um Agilista!


(isso que dá assistir filmes do Rei Arthur)

[]s

Nenhum comentário:

Postar um comentário