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15 abril 2008

Lean: Como maximizar o feedback?

Maximizar Feedback


Adaptado do livro: Lean Software Development: An Agile toolkit.

Passo a passo para ampliar o feedback



1) Escolha o seu problema mais difícil e encontre uma maneira de ampliar o feedback

a. Amplie o feedback das equipes de desenvolvimento à gerencia perguntando a cada equipe ao término de uma interação as seguintes perguntas:

  • A equipe possuiu todos os conhecimentos necessários para esta iteração?

  • Algum recurso necessário faltou?

  • Como podemos modificar nosso trabalho de forma a tornar o desenvolvimento mais rápido e melhor?

  • O que está atrapalhando o caminho?


b. Aumente o feedback dos clientes e usuários para a equipe de desenvolvimento mantendo um grupo com foco no usuário final. Encontre as respostas para as perguntas:

  • O quão bem esta sessão do software resolverá o problema para o qual ela foi criada?

  • Como pode ser melhorado?

  • Como esta última iteração afetou a sua percepção sobre as suas necessidades?

  • O que você precisa para colocar este último incremento de software em produção?


c. Ampliar o feedback do produto para a equipe de desenvolvimento pode ser feito através de:

  • Ter os desenvolvedores escrevendo e executando testes de código à medida que o código de produção é escrito

  • Ter analistas, clientes ou testadores executando e criando testes de aceitação à medida que os desenvolvedores trabalham no código. Permita que os desenvolvedores auxiliem nestes testes com o intúito de automatizar tudo.

  • Permita que desenvolvedores tenham acesso aos testes de usabilidade de cada uma das funcionalidades próximas de serem finalizadas, para que eles possam verificar como os usuários reagem à implementação


d. Amplie o feedback dentro da própria equipe através de:

  • Torne os testadores em parte integrante da equipe

  • Incorpore todos os envolvidos no projeto desde as primeiras fases

  • Estabeleça a política de que a equipe de desenvolvimento deverá manter o produto



2) Inicie iterações com sessões de negociação entre clientes e desenvolvedores. Clientes devem indicar quais funcionalidades possuem a prioridade máxima, e os desenvolvedores devem selecionar e comprometerem-se somente com aquelas que eles acreditam realmente serem capazes de completar no período fechado da iteração

3) Insira os gráficos de progresso para seu projeto em uma área comum para que a equipe(s) possa visualizar sem problemas o que precisa ser feito e que todos possam ver para onde o projeto está convergindo

4) Se você dividir um projeto através de múltiplas equipes, faça um esforço a mais para dividir a arquitetura de maneira a permitir que elas possam trabalhar o mais independentemente possível. Encontre maneira dos times sincronizarem o próprio trabalho o maior número de vezes possível (build contínuo do sistema todo)

5) Equipes independentes devem considerar também a interface do usuário de forma independente

6) Encontre o seu problema mais complexo e faça sua equipe conseguir três soluções viáveis para resolvê-lo. Ao invés de escolher apenas uma das soluções, permita à equipe experimentar todas as três opções ao mesmo tempo.

[]s

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