Páginas

18 abril 2008

FISL: Capitão Vinícius "nascimento" Teles

Salve salve!!

Ontem fomos eu e o Manoel assistir a duas palestrar: o Daniel Wildt e do Vinícius Teles... o que posso dizer a respeito: ANIMAL!! Os dois "dinossauros agéis" (no ótimo sentido da palavra) ainda tem muuuito que mostrar...

O Daniel tem um estilo mais informal, e completamente absorto nas práticas e valores de XP - não há como deixar de pensar que é uma pessoa que respira agilidade. A naturalidade com que ele transita entre os valores, exemplos pessoais e práticas é bastante motivador!... muito boa a apresentação.

O Manoel aproveitou para falar sobre a Revista Visão Ágil, apresentando o conceito e divulgando seu projeto... e estávamos lá para fotografar e apoiar!

Conheci então o Vinícius, da ImproveIt - pioneira no brasil em mentoring de XP... e o livro do Vinícius, infelizmente para alguns, é o único exemplar em português a falar sobre Desenvolvimento Ágil (vou começar a escrever o meu...).

A apresentação do vinícius: cara, o bicho é bom.... hahahaha
A intenção dele não foi apresentar sua idéia de forma convencional, mas instigar a ira e a reflexão através de piadas e ofensas leves (algumas nem tanto)...
Me lembrou muito o Tropa de Elite, ao informar ao presentes que "mesmo que eles assistam milhares de coisas sobre Agile, seria quase impossível que eles trabalhassem dessa forma em qualquer empresa - porque hoje a maior parte das empresa não sabe o que é desenvolvimento de software!"

Concordo plenamente com ele... apesar da abordagem que ele seguiu, a mensagem foi clara: nem nas universidades ouvimos sequer mencionar palavras como : Teste Automatizado, Código Legado, Cliente... e nos trancamos numa bolha de que acredita em um Big Design UpFront para resolver qualquer problema de software... e que trás uma triste notícias: Projetos de Software Não dão certo! (Quantos de vcs já trabalharam num projeto entregue no prazo, com um código mantível e no custo planejado????? Quantos de vocês já tiveram que trabalhar até tarde? finais de semanas?)

Uma outra teoria foi bastante bastante trabalhada: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE NÃO É IGUAL ENGENHARIA!!!!

Não vou me estender muito, até porque na próxima edição da revista Visão Ágil vai haver uma matéria mais completa.... mas uma coisa boa aconteceu! Ganhei o livro do Vinícius num sorteio com os presentes!! Agora vou ter que pedir para ele autografar!! hahahaha

Abaixo seguem algumas fotos:

Daniel


Manoel Pimentel


Vinícius Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário