Temos a tendência a categorizar e determinar comportamentos(procedimentos?) para todas as atividades que executamos. É comum que numa empresa busquemos padronizar o trabalho e criar regras para orientar o trabalho de todos.
No post anterior (e num dos posts mais lido do blog), apresentei a idéia de que, seguindo o modelo científico, para o desenvolvimento de software, o ciclo de aprendizado deve facilitar a experimentação ampliando o acúmulo de conhecimento. Feedback, nesta ótica, é o resultado de seus experimentos e será a forma mais efetiva de lidar com problemas em nossa área.
Como?
- Ao invés de permitir que erros acumulem, rode os testes no momento em que o código for produzido
- Ao invés de adicionar mais documentação ou mais detalhes ao planejamento, tente validar idéias escrevendo código
- Ao invés de garimpar mais requisitos com os usuários, mostre a eles um grupo de potenciais telas e receba sua impressões
- Ao invés de estudar mais cuidadosamente qual ferramenta utilizar, leve as três principais para sua empresa e teste!
- Ao invés de tentar descobrir como converter um sistema inteiro em um único esforço massiço, crie uma interface web para o sistema legado e evolua esta idéia
Feedback para Equipes
Talvez a principal apresentação sobre o tema. Direto do Google Chanel no youtube
Série de Posts sobre Lean:
1. Elmine o Desperdício
2. Amplifique o Aprendizado
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