Páginas

06 novembro 2007

Caia na Real!!



Fonte: Getting Real (versao pt_BR)

Alguns pensamentos que deveriam nortear todo nosso desenvolvimento (leitura obrigatória se você quiser trabalhar com web):

Execução

Qualquer um pode ler um livro. Qualquer um pode chegar com uma idéia. Qualquer um tem um primo que é um web designer. Qualquer um pode escrever um blog. Qualquer um pode contratar alguém para grudar algum código.

A diferença entre você e qualquer um será quão bem você executa. Sucesso tem tudo a ver com uma grande execução.

Para software, isso significa fazer um monte de coisas certas. Você não pode somente ter uma boa escrita mas falhar em entregar as promessas na sua prosa. Design limpo de interface não vai dar certo se seu código é cheio de gambiarras. Uma grande aplicação não vale nada se promoção pobre significa que ninguém saberá sobre ela. Para pontuar grande, precisa combinar todos esses elementos.

A chave é balanço. Se for longe demais em uma direção, está caminhando para o fracasso. Constantemente procure seus pontos fracos e foque neles até estar nivelado.

Pessoas

Vale a pena enfatizar a coisa que achamos que é o ingrediente mais importante quando falamos em construir uma aplicação web de sucesso: as pessoas envolvidas. Mantras, designs de epicentro, menos software e todas essas idéias maravilhosas não vão realmente importar se não tiver as pessoas certas a bordo para implementá-las.

Você precisa de pessoas que são apaixonadas pelo que fazem. Pessoas que se importam pela seu artesanato – e que realmente acham que é um artesanato. Pessoas que se orgulham do seu trabalho, independentemente da recompensa monetária envolvida. Pessoas que suam nos detalhes mesmo que 95% das pessoas nem saibam distinguir as diferenças. Pessoas que querem construir alguma coisa grande e não se conformam com menos. Pessoas que precisam de pessoas. Ok, não necessariamente essa última coisa mas não iríamos resistir não jogar um pouco de Streisand na mistura. De qualquer forma, quando encontrar essas pessoas, segure-se nelas. No final, as pessoas da sua equipe farão ou quebrarão seu projeto – e sua empresa.

Mais Que Apenas Software

Também vale a pena notar que o conceito de Caindo na Real não se aplica apenas a construir aplicações web. Uma vez que você começa a tocar nas idéias envolvidas, as encontrará em todos os lugares. Alguns exemplos:

  • Forças de Operações Especiais, como os Boinas Verdes ou Navy Seals usam equipes pequenas e entrega rápida para atingir tarefas onde outras unidades são grandes demais ou lentas demais para cumprir.

  • Os White Stripes abraçam restrições seguindo uma fórmula simples: duas pessoas, músicas enxutas, baterias infantis, manter o tempo de estúdio ao mínimo, etc.

  • O iPod da Apple se diferencia da concorrência não oferecendo funcionalidades como rádio FM embutido ou gravador de voz.

  • No futebol americano, jogadas rápidas ajudam a ganhar terreno rapidamente, eliminando a “burocracia” das jogadas ensaiadas.

  • Ernest Hemingway e Raymond Carver usavam linguagem simples e limpa e ainda assim entregavam impacto máximo.

  • Shakespeare revelou, nas limitações dos sonetos, poemas líricos de catorze linhas em pentâmetro iâmbico.

  • E assim por diante …


Claro, Caindo na Real é sobre construir grandes softwares. Mas não há razão para parar por aí. Pegue essas idéias e tente aplicá-las em diferentes aspectos de sua vida. Você pode acabar atingindo resultados interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário