14 setembro 2007
Daily Meeting Anti-Patterns
Olá!
Bem, com o DojoFloripa de cara nova e bem aceito pelas pessoas eu estou me empolgando mais em escrever... vamos ver se esse negócio dá resultados mais pra frente...
Mais Anti Patterns!!
Estava lendo o famoso artigo de Martin Fowler intitulado: It's Not Just Standing Up, e percebi um artigo de 2003 nas referência que tratava sobre anti padrões na prática.
Bala de Prata (Magic Bullet)
Problema: Reuniões diárias podem ser vistas como substitutas das tradicionais reuniões, ou ainda para qualquer tipo de interação entre os desenvolvedores.
Discussão: Reuniões diárias devem ser momentos para que a equipe alinha-se sobre o que cada um dos membros está fazendo. É a maneira de manter-se informado diariamente do progresso de todos, e também dos problemas que cada um está enfrentando em suas tarefas. O problema principal vem da não compreensão da prática ou mesmo a não aplicação deste entendimento.
Acreditar que qualquer outro tipo de interação do grupo seja desnecessárias é ilusão. 10 minutos de conversa por dia não elimam a necessidade de encontros mais formais, onde idéias mais complexas e assuntos mais complicados são feitos, apresentações e inspeções são realizadas.
Determine momentos em que é realmente necessário passar mais tempo discutindo ou apresentando progressos. É importante para a equipe o lado formal de reuniões tradicionais.
Sermões (Sermon on the mount)
Problema: Gerentes adotam a reunião diária como forma de apresentar seu discurso. Após o discurso, a reunião acaba.
Discussão: Situações em que a participação de alguém é improdutiva e frustrante pode ser o reflexo de problemas muito maiores. Uma solução (não atrativa para mim) pode ser encontrar-se às escondidas. Talvez o horário do café seja o momento exato de para dar um feedback para a equipe, e saber o que todos estão fazendo.
Perdendo Foco (Aching legs)
Problema: Reuniões duram muito tempo
Discussão: Argumentações entre desenvolvedores podem facilmente sair do controle. Seja pela ânsia causada por um problema ou pela excitação de novas descobertas a equipe inteira vira refém da tentativa de resolução de um único domínio. Qualquer pessoas que não esteja envolvida com a discussão perde a atenção facilmente, desejando voltar para sua estação de trabalho fazer algo de mais produtivo com sua vida.
Existem sugestões de diversificar e tornar o ambiente mais dinâmico: que tal um reloginho ovo (cooking watch)? Ou alguém da equipe ser o responsável por manter as discussões no limite do aceitável? Ou para sugerir que as discussões sejam tratadas em outro lugar?
É importante que o gerente não interfira completamente nessa questão, pois a equipe pode ser influenciada e perder o tino para a auto-organização, deixando nas mão desse gerente a tarefa de cuidar de todos.
Caos (Chaos)
Problema: Reuniões são desorganizadas
Discussão: Falta de estrutura para as reuniões pode ser extremamente problemático para o time. Sem um horário marcado, muitas pessoas chegando atrasadas, não existe uma definição clara de quem eh o primeiro a falar e por ai vai...
Uma boa solução é tornar a reunião divertida com algumas práticas simples. Algo semelhante àquela brincadeira com a garrafa no jogo da verdade(estou ficando velho...) pode ser bom para definir quem é o primeiro a falar. Punições simples aos atrasados (que tal os atrasados falarem primeiro) pode ser ótimos motivadores para a pontualidade. Importante que tudo seja feito com cuidado e diversão.
Questões emocionais (Sensitivity Issues)
Problema: algumas pessoas podem ter sérios problemas expressando-se em público (dificuldades com o idioma ou vergonha excessiva), tornando-se uma barreira para toda a equipe.
Discussão: Se na equipe alguém constantemente nao participar das reuniões você pode ter um problema muito grande no foco da reuinão: saber o que todos estão fazendo. Entretanto, deve-se reforçar o ambiente amigável das reunião (por isso ações para descontração), facilitando que todos participem sem receios.
Você pode citar mais algum anti padrão?? Comente!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário