Páginas

18 março 2008

Release Planning


Prática originária do Extreme Programming, ela pode ser bastante útil para a implantação de Scrum em sua empresa, principalmente para as empresas que possuem um cultura mais tradicionalista em gerenciamento de projetos.

Release Planning pode ser definido como: (Fonte)

Criação de um Plano de Projeto baseado nas expectativas do cliente juntamente com o histórico de desenvolvimento do produto. Planejamentos iniciais são necessariamente imprecisos: prioridades nem estimativas são sólidas, e até a equipe iniciar o trabalho não há como saber o quão rápido seguirão. Mesmo o planejamento para o primeiro release não será claro, e continuamente este plano será revisado pela equipe/cliente.

Integrando ao Scrum



Criando Roadmap do Projeto

Scrum é basicamente sobre fatos reais, não contos de fada. Assim, o Product Owner, interpretando o valor de negócio das funcionalidades, forças técnicas e restrições de mercado pode transcrever suas expectativas em um roadmap (Mapa de produto), para que possa preparar-se melhor na evolução do projeto.

Este roadmap será simples. Fornecerá deadlines e a priorização (em nível macro) necessária para criar o Plano de Release.

Meça o presente olhando para o futuro

Steve McConnell (9 Pecados Mortais do Gerenciamento de Projetos) fez uma interessante comparação:
Eu imagino um bom planejamento de projetos como dirigir à noite com as lanternas ligadas. Podem existir mapas que dirão como ir da Cidade A para a Cidade B, mas a distância que posso ver em detalhes através de meus faróis é limitada. Em projetos de médio ou grande porte, planejamento deve ser mapeado fim-a-fim cedo no projeto. Detalhamento e micro planejamento deve geralmente ser conduzido apenas algumas semanas por vez, e deve ser guiado na forma "just in time".


Interpete a citação acima da seguinte forma: Mantenha um pequeno plano sobre três Sprints à frente da atual. Revise este plano a cada Sprint Review para manter nítidas as suas intenções de curto e médio prazos. O product backlog, macro e priorizado por valores de negócio e criticidade, continuará existindo, estou apenas propondo um item a mais na sua incursão no Desenvolvimento Ágil.
Utilize os resultados do Sprint, Retrospectivas e o Sprint Planning para manter-se focado no estado real do projeto para determinar qual caminho seguir.


[]s

Nenhum comentário:

Postar um comentário