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06 março 2008

Business Value - você sabe o que é?

O que é valor de negócio para sua empresa?

Para alguns:
  • Os números que vão para os cartões de história
  • É só um valor que alguém estimou para conseguir aprovar este projeto
  • É coisa que só o povo do comercial consegue entender. E eles ficam competindo para ver quem tem o maior

Entretanto, buscando sobre o assunto, verificamos que é um significado carregado de conteúdo. Quando falo em valor de negócio, estou tratando de:

  • Uma definição do que "valor" significa; tenha à mão uma ou mais definições de VN para seu projeto
  • Reconhecimento de que comunicação e motivação são chaves
  • É um tema completamente pragmático e simples, e ao mesmo tempo difícil de obter um compreensão total
  • Pode ser definido como a capacidade de responder à mudança e aprender através da experiência


Por que nos importamos com Business Value?

"É necessário ser extremamente cuidadoso quando você não sabe para onde está indo, porque você pode não chegar até lá" Yogi Berra

Nossa ciência, infelizmente, não lida com com axiomas matemáticos e verdades incontestáveis (como as leis da física). Tudo o que produzimos está diretamente ligado a fatores motivacionais e a satisfação das pessoas que influenciamos. Criar um definição real "do que" é valor para sua organização tenta focar suas equipes em produzir esforço no mínimo possível para alcançar tal definição.

Nunca cessará o ciclo de mudanças em nossas vidas. Em nossas empresa: clientes mudam, requisitos deixam de existir, o entendimento sobre os requisitos muda e as tecnologias sempre se tornarão ultrapassadas. Assim, valor de negócio deve tornar-se um guia, fornecendo melhores insights para responder às mudanças. Construimos produtos não para atingir sucesso técnico. Os contruimos para entregar valor a outras pessoas, então devemos adaptar nossos modelos a esta mudança.

Tenho visto uma preocupação imensa em se definir processos de desenvolvimento sem a preocupação efetiva de onde se quer chegar. "Controlar por controlar", transformando processos na real preocupação dentro do desenvolvimento de produtos.

No meu entendimento, a construção de um produto está completamente alinhada ao alcance de expectativas da empresa e principalmente dos clientes. Sendo assim, é necessário preocupar-se "no quê" produzir, deixando o "como" (processos, ferramentas e definições arbitrárias) ser guiado pro premissas adaptáveis:
  • compromisso com a qualidade
  • feedback contínuo
  • satisfação do cliente
  • ciclos curtos de desenvolvimento
Qualquer processo que tenha em mente estes valores (nesta ordem), poderá evoluir para um nivel de excelência mundial.


Quatro idéias de Kitty Hawk

Em sua teoria, Kitty tenta apresentar o conceito de BV (business value) sobre esta ótica:

Análise de Custo/Benefício: Forneça a maior satisfação possível que o dinheiro de seu cliente pode comprar

Regra do 80/20 de Pareto: Encontre os 20% de esforço que lhe trarão 80% de seus resultados. Meça os 200 requisitos de seu caso de uso através através de sua criticidade. Forneça rapidamente o que for imprescindível. Deixe que a experiência do usuário também guie seu produto. "when in doubt, leave it out".

Criação de conhecimento: Uma equipe pode mais facilmente aprender/descobrir novas coisas do que uma pessoa sozinha. Entenda que o conhecimento se transforma através de ciclos de conversão em tácitos e explicitos. Motive a criação de conhecimento em suas equipes definindo um propósito. Cada vez mais, a criação de conhecimento é o principal fator para a competência.

Métodos de Aprendizado: Pense no ciclo PDCA de Demin (Plan-Do-Study-Act). Tecnologias podem ser copiadas e produtos serem esquecidos pelo mercado. Foque-se na forma com que sua empresa aprende. Aumente a capacidade de sua empresa experimentar e avaliar possbilidades. Uma equipe deve ser capaz de fazer experiências da forma mais rapida,barata e frequente possível.


Abordagem "engenheirística"

Transforme o entendimento e a busca por valor de negócio em sua empresa num "processo":
  • tenha uma definição clara e de alto nível do que é valor de negócio(pode tomar várias dimensões)
  • tenha um definição clara e operacional do que significa valor de negócio para um contexto específica
  • crie um caminho específico para determinar quando uma hipótese é correta, ou de que forma ela não é
  • influencie o comportamento de todos através desta definição (ex: programadores querem alcançar o sucesso através do caminho proposto). Permita ajustes "on-the-fly" por um bem maior
  • encontre um conjunto de praticas que possa ser utilizado no decorrer de um projeto para atingir sua definição de valor de negócio
  • defina uma forma clara de modificar tais práticas, para que melhores práticas possam surgir com o tempo
  • um entendimento comum sobre prazos entre análises, e um questionamento contínuo sobre em que momento as práticas deixaram de ser efetivas, para que possam ser modificadas. (ciclos contínuos de feedback)

Entenda "efetividade" como sendo: mais rápido, mais barato, melhor qualidade, etc. Tente transformar estas definições para aumentar a velocidade de entrega de suas soluções.

[]s

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