18 novembro 2008

Blogrool... in a roll...

blogroll Saudações, mas uma vez estava sumido, deste de o lançamento do infoqBR (que preciso me dedicar mais a ajudar os demais editores)... mas vamos atualizar com o que tenho lido nos últimos dias:

O post mais comentado dos últimos tempos:

The Decline and Fall of Agile, por James Shore. O cara resolve fazer uma interessante reflexão: estaria Scrum nos levando para o buraco?? Apresentando vários motivos, o post tenta ser super convincente com a opinião de que Scrum está sendo mal interpretado... e eu concordo! Esquecemos o principal: inspect and adapt.
Como não poderia deixar de ser, a comunidade respondeu em peso ao post: (infoQ_br, o Philip Calçado, o Mueller, e muitos outros)
Uncle Bob tratou de jogar os cachorros contra essa idéia, num post bastante agressivo e mostrando o outro lado da moeda: é muito fácil culpar o scrum, virando as costas para o principal: nossa preguiça em produzir softwares melhores
Concordo com ambos! Ambas as posições são baseadas em fatos que vemos muito hoje:
  • Scrum ampliou a discussão sobre métodos Ágeis
  • Scrum criou uma indústria de certificação copiando TODAS as demais ferramentas/processos/metodologias
  • Equipes idiotas ou ingênuas ainda acreditam que Scrum é uma bala de prata
  • Nem com XP é possível fazer softwares perfeitos!!
  • São os princípios, e não os métodos, que decidirão sobre a sobrevivência dos projetos
Aconselho acompanhar a discussão em ambos os posts, realmente muito instrutivo.

Depois disso, mais um desabafo: Boris cria um pequeno post criticando "nossa" obcessão por ferramentas de ticketing, spreadsheet ou quadros virtuais de tarefas... segundo ele, sua equipe nem ao menos utiliza estimativas! E o único burndown utilizado é o Feature Burndown (porque, no final, o que realmente importa é o cliente satisfeito com as funcionalidades! )...

Boris chama a atenção para uma necessidade muito mais importante por ferramentas: facilitar a colaboração. Seja com salas de video conferência mais dinÂmicas, um iPhone de tamanho A4 que permita colaboração distribuída, ou um quadro multitouch que nos permita desenhar... essas são as ferramentas que equipes Ágeis precisam!

Ótima notícia: Scrum Gathering 2009 no Brasil!! Cidades que estão sendo consideradas: Recife e São Paulo... informação importante: este não será um evento muito grande, dada a principal característica do evento: a participação! Isso quer dizer apenas os primeiros inscritos terão acesso ao principais autores do mundo para conversar e trocar informações sobre scrum e desenvolvimento ágil... O aXmagno criou uma enquete na lista Scrum-brasil para falar mais a respeito, e selecionar a cidade sede do evento. Confira!

O Rafael Mueller disponibilizou dois vídeos do Google Tech Talk em seu blog: Clean Code Talks!! (tá bom, nao eh esse o nome da palestra, mas nao podia perder o trocadilho)

Por enquanto é isso...

até mais!

Um comentário:

  1. Fala Victor!

    Concordo plenamente com sua opinião.

    Ricardo Almeida

    ResponderExcluir