Páginas

27 outubro 2007

Impressões - Semana Acadêmica do Senac



Saudações a todos!

Recorde para mim: 3 capitais brasileiras em menos de uma semana...
Informação off-topic: Dona Rita, minha mãe, defendeu o mestrado esta semana e está toda feliz pela nota 10 com louvor na PUC/SP. Isso ai! PARABÉNS MÃE!! Estou em São Paulo para comemorar junto com ela essa conquista!! (...)

Voltando.
Quinta feira apresentei duas palestras na semana acadêmica do Senac, como descrito no post anterior. Muito bom!! Para as duas primeiras palestras falando de Desenvolvimento Ágil que fiz... até que foi ótimo!

Bem, foi bastante diferente do que imaginei, mas gostei muito da experiência...
A primeira das apresentação foi para um grupo pequeno de alunos do curso de Análise de Sistemas, e confesso ter ficado um pouco receoso se o foco estaria realmente adequado para os participantes, mas no final correu tudo bem, espero que as pessoas tenham gostado.

A segunda apresentação, com 50 inscritos foi mais tranquila, me senti mais à vontade com as perguntas dos participantes, e o ritmo da apresentação foi mais orgânico. Tanto que consegui falar por mais de 2 horas... absurdo! E só duas pessoas dormiram!! Com certeza um recorde!

Questões importantes: precisamos exercitar mais nosso poder didático e explicar melhor conceitos, evitando que coisas saiam mal entendidas. Mais de uma pessoa me perguntou: "vem cá, como esse tal de XP consegue elimar toda a documentação? Isso funciona mesmo?"... vamos produtores de conhecimento, aos princípios!! Eles nos salvarão da mediocridade do mundo... Agilistas Uni-vos!

Fiquei muito feliz em saber que um grupo de desenvolvimento de um Hospital de Porto Alegre conseguiu utilizar eXtreme Programming em uma equipe php, influenciando os demais desenvolvedores a utilizar algumas práticas. Um comentário interessante que ouvi: "Uma coisa interessante que identificamos é a mudança de postura com os cliente: ao invés do papel de chato, sempre cobrando 'e ai, ta pronto já esse sistema?' que os cliente faziam, passaram a ser os próprios desenvolvedores a cobrar por atitudes mais colaborativas dos clientes: 'e ai, já testou a funcionalidade que lhe enviamos?'". Bom!! Muito bom!!

Abaixo segue uma parte da apresentação... apenas o início... agradeço ao Pelotas (vulgo professor Guilherme) por ter gravado essas partes no celular... tb não consegui editar o video para que ele ficasse na posição correta... hahahah eu sei, eu sei... está horrível, mas alguém sabe me dizer como deixá-lo correto???
PS: desculpem as tosses!! que coisa feia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário