Páginas

08 outubro 2007

Compartilhando equipes Ágeis



Product Owner único, Scrum Master responsável por manter a ordem e o foco no projeto, e uma equipe isolada do mundo exterior, criada somente para trabalhar num único projeto.
Seria o ideal, mas o mundo não funciona deste jeito. Na verdade o que acaba acontecendo é que empresas não possuem pessoas suficientes para tocar todos os projetos, fazendo com que um único desenvolvedor seja responsável por mais de um projeto.
A resposta natural ao problema de possuir uma única equipe e vários projetos é dividir o time. Simples e funcional... mas muitas vezes o tamanho da equipe não permite tal divisão. Então como tratar?

Kelly Water, do AllAboutAgile, dá uma solução interessante em poucos passos:

Trate a equipe como um único elemento
Não divida a equipe, tente reuní-la em torno de um único foco por vez. como fazer isso?
Tenha um Product Owner para cada projeto que a equipe será responsável. (muito importante!)
Determine, baseado em seu orçamento, o percentual de utilização da equipe para cada projeto. ex: 3 projetos: 70% 10% 20% da capacidade da equipe será alocada (leia-se velocidade).
Faça reuniões com todos os Product Owners e esclareça que eles só terão o percentual definido de tarefas para uma Sprint.

Talvez seja necessário aumentar a granularidade dos requisitos de cada Product Backlog, mas não se esqueça: estime apenas no Sprint Planning.

Deixe a cargo da Equipe a divisão do trabalho para os projetos. Lembre-se que agora você trabalha com uma equipe auto-gerenciável.

É isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário