Páginas

30 abril 2009

Impressões: Agile Weekend

Senhores!

Bem, o último final de semana estive em Porto Alegre para prestigiar o Agile Weekend, evento promovido pelo Guma-RS, em comemoração de seu quinto aniversário (parabens guma!)

Muita gente apareceu para conferir o evento, inclusive muito mais do que eles imaginavam... o que é um indício de uma demanda extremamente reprimida no sul do brasil por eventos de qualidade e foco em Metodologias Ágeis.

O evento foi muito show!! Imaginem programar um evento para 100 - 150 pessoas, e de repente aparecerem 300 para participar... povo teve que se desdobrar em 5 pra fazer a coisa acontecer... e claro: aconteceu!!

O evento começou com uma apresentação dos organizadores, seguido de uma palestra "motivacional" de Daniel Wildt e Luiz Parzianello, fundadores do Guma. Extremamente divertidos e de improviso eles falaram sobre as origens do Lean e as ramificações que o modelo criou mundo a fora... mostrando que Lean escala e que Desenvolvimento Ágil tem um pai! Detalhe: respondi a uma pergunta e ganhei um livro!! Coisaboua participar de evento em Porto alegre! Já é o segundo que ganho!! Agora vou aprofundar mais meus conhecimentos em Lean... me segura!!

Um show a parte: o coffee break!! Credo! muito bom!!

Bem, pra variar, encontrei o pessoal da Sea Tecnologia (@alegomes, @rwilli e @brunopedroso)... esse povo não deve trabalhar... assim como eles acham que eu não trabalho... somos todos arroz de festa! (e o proximo: Scrum Gathering!)

A próxima palestra foi feita pelo Peleteiro, da Globo.com, falando sobre anti padrões de equipes ágeis. Acredito que tenha sido a palestra com maior intereção com o publico...

Logo depois assisti à apresentação de Fabrízio Mello, falando sobre refactoring em banco de Dados... bem, seguindo as palavras do próprio Fabrízio: Scott Ambler colocou os nomes bonitos na maior parte das funções rotineiras que usamos para desenvolvimento com banco de dados... mas foi bastante produtivo... quer dizer que o que antes era chuncho agora virou Refactoring Pattern!!

No outro dia, conversamos sobre Agile no ensino. O Guma RS está com uma iniciativa muuuuito interessante para levar metodologias ágeis para o ensino, pra evitar que se fale muita porcaria em artigos e teses orientadas por professores que não sabem do que estão falando... gostei!

Ah! O pessoal da SEA apresentou o case de seu trabalho junto à força aérea brasileira, semelhante ao apresentado no último Maré de Agilidade

O Daniel Wildt desabafou todas as suas mágoas numa palestra entitulada "Eu odeio metodos Ágeis"... muito bom!

Pra finalizar, uma mesa redonda com a maior parte dos palestrantes. A discussão girou em torno de contratação de projetos Ágeis... tema já bastante conhecido e abordado, por exemplo, por Jose Papo, inclusive com uma apresentação no último Falando em Agile e que falará sobre o mesmo tema: contratos! )

E foi isso... ótima experiência, voltei completamente renovado para o trabalho...

Parabens aos organizadores!

Bá! Trí legal esse evento!


E pra fechar o dia, claro: Cerveja!!!

2 comentários:

  1. O evento foi realmente muito bom, em breve postarei também sobre minhas impressões.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Anfitriões de São Paulo, já organizem a pizzada e a cervejada do Scrum Gathering, pq aí vamos nós. Pôra...

    ResponderExcluir