Páginas

22 abril 2009

Aula: Teste de Software no CTAI

Saudações!

Bem, alguns já devem estar sabendo, mas vale lembrar: no momento estou atuando também como professor do Senai CTAI em Florianópolis. Minha primeira ação nesta nova função está sendo no curso: Teste de Software

Pode parecer, mas este não é um curso de teste comum... de tradicionalidade, NADA!

Estou tentando colocar em jogo minha visão do desenvolvimento de software, e de que maneira um processo de testes se encaixa nisso tudo.

Longe de ser uma aula completamente teórica, minha intenção é reconstruir de forma evolucionária e incremental o conceito de teste de software, trazendo um desafio: Trabalhemos conscientemente para a construção da qualidade de software! Eliminemos desperdícios e estejamos prontos para criticar os modelos burocráticos de teste de software. Antes de mais nada, o que importa é Software Funcionando!

Além disso, incorpore ferramentas de teste ao seu dia a dia, reduzindo muitos dos custos atrelados a um processo de softwre.


Seria esta a vitória do Desenvolvimento Ágil na Academia? Difícil de dizer no momento, então vou esperar até o final do curso. =)


Enquanto isso, seguem os slides da aula de hoje:

6 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se o seu curso vai abordar o fato que teste deveria se focar mais na comunicação do que na verificação. De qualquer modo fica a indicação de um livro muito bom que trata do assunto:

    http://www.acceptancetesting.info/the-book/

    Abraço,
    Ivan

    ResponderExcluir
  3. Legal!

    Cara, estou ministrando uma disciplina de Qualidade e Testes de Software na FACENSA em Gravatai e ela é bem parecida com esta abordagem que estás trabalhando.

    Podemos trocar figurinhas.

    No Porto Alegre Agile Weekend 2009, neste próximo final de semana, vai ter uma sessão aberta sobre Agile nas instituições de ensino, seria legal estares presente para discutirmos e montarmos alguns planos de ação e como podemos fomentar isto em outros locais do Brasil.

    No "Brazil Scrum Gathering" que ocorre em maio vou apresentar o Case da FACENSA, mostrando o que já foi feito dentro da instituição e como ela "anda" no processo de uso de Metodologias Ágeis na grade de disciplinas.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom os slides Victor!

    Acho muito válido você dá o curso, colocando a sua visão do desenvolvimento de software. Pois irá mostrar como o Teste de Software se encaixa bem e de forma natural no desenvolvimento de software.

    E parabéns pela iniciativa!

    Fabrício Ferrari de Campos

    ResponderExcluir
  5. Salve Daniel!

    Com certeza estarei no evento este final de semana! Vamos conversar sim!

    Como o curso acima é um curso de Formação Profissional(a disciplina no curso de graduacao será no próximo semestre), a dinâmica é um pouco diferente, mas acredito que será proveitoso...

    E no Scrum Gathering também estarei por lá... nos vemos em são paulo! E em porto Alegre!

    Aliás, a balada já está marcada: http://is.gd/tyhG

    ResponderExcluir