Páginas

05 dezembro 2007

Um pouco de Alan Shalloway



Allan Shalloway, da NetObjectives apresenta seu ponto de vista sobre os benefícios do Scrum:

Fonte: Praise for Scrum

A natureza iterativa do Scrum permite o aprendizado rápido. Sendo Scrum baseado num modelo iterativo, é normalmente necessário construir uma parte do sistema e inclusive entregá-la ao cliente para receber feedback e somente assim continuar. Esta natureza permite aprender rapidamente as necessidades do cliente tão bem quanto aprender de que forma otimizar o próprio processo de entregar valor agregado ao cliente.

A inclusão do cliente, assim mais valor pode ser entregue rapidamente. Focando-se na relação entre o cliente e a equipe, Scrum traz à tona um dos maiores desafios para a equipe: conseguir informações concretas sobre o que construir. Scrum provê uma serie de idéias para lidar com clientes sobre a ótica de produtos. Construindo software em partes com o contato direto com o cliente, as funcionalidades mais importantes podem ser entregues rapidamente.

Diminuição do risco de construir a coisa errada. Apresentando o mais rápido possível as funcionalidades implementadas ao cliente, a equipe pode diminuir significativamente as chances de construir ou interpretar errado requisitos. Isto é extremamente importante, sendo o maior risco para o desenvolvimento de software. Construir funcionalidades que não serão utilizadas é obviamente desperdício de recursos. Entretanto é muito pior do que se imagina. A complexidade extra, e não utilizadas, deste software pode causar ainda maiores custos de manutenção, que serão normalmente maiores que o custo de construir a funcionalidade.

A ênfase em na remoção de impedimentos. Sendo Scrum um ótimo processo para iniciar, seu foco em remover impedimentos leva a equipe à procura de continuamente melhorar seu desempenho. Isto não apenas possibilita à equipe gerar mais valor, é um beneficio para a propria criação do time. E uma ótima equipe produzirá muito mais valor com um processo capenga do que uma equipe mediana. Boas equipes com processos ótimos podem ser realmente maravilhosos.

Dá a oportunidade às pessoas perceberem que estão no controle de seu destino. Remover impedimentos da vida de alguém possue um efeito espiritual. Traz à tona a consciencia de que esta pessoa não é a vitma, mas o capitão de suas proprias decisões.

Facilmente implementado pela equipes. O fato de Scrum ser tão simples é impressionante. Com apenas um dia de treinamento já é possível iniciar a sua utilização. Vitórias rápidas são as melhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário