Páginas

Mostrando postagens com marcador InfoQ. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador InfoQ. Mostrar todas as postagens

15 maio 2009

Scrum Gathering Brazil: Impressões

Scrum Gathering Brazil: Impressões

Saudações!!
Antes de continuar com este post, um esclarescimento: Como sou um dos editores da InfoQ Brasil, não publicarei informações sobre as palestras neste blog, já que MUITA informação será disponibilizada no http://www.infoq.com/br no decorrer dos próximos dias. Fique no aguardo!

Agora voltando às impressões pessoais do evento:

Cara, Scrum Gathering talvez esta tenha sido a principal oportunidade de encontrar a maioria dos caras que formam a comunidade Ágil brasileira! E todos num único lugar!
Durante os dois dias de evento, nos revezamos discutindo, criticando e trocando informações importantíssimas sobre Agilidade e o impacto disso no mundo dos negócios. O perfil do evento possibilitou imensamente o contato, tendo sido realizado no Hyatt Hotel, em são paulo.

Gostei muito do que vi, apesar de alguns absurdos (como apresentado já pelo Rodrigo Yoshima), mas saí com a impressão que precisamos nos focar em discussões mais profundas sobre práticas e incluir, que sabe, mais práticas ágeis no evento.

Fotos do evento por Manoel Pimentel: Scrum Gathering Brazil


E pra aproveitar esse povo todo em são paulo, fomos tomar cerveja!!



Foto por @rodrigoy


Tem tanta gente nessa foto que não tenho nem coragem de começar a escrever os nomes, com medo de esquecer de alguém. Mas vou citar uma pessoa importante: O Martim Fowler brasileiro: Felipe Rodrigues! Veja-o ao lado de Manoel Pimentel: O Martim Fowler Brasileiro

Valeu galera!!! Hooters foi o bicho!

Parabéns Alexandre Magno e Edmilson Miyasaki pela organização!
Até a próxima!!


PS: Tire férias em outubro! Ágiles 2009 vem ai!

20 fevereiro 2009

Somos professionais de software?

Uncle Bob, sempre pragmático (e porque nao dizer, radical), se apresentou no JAOO com a seguinte palestra: Craftsmanship and Ethics.

O cara levanta uma bandeira muito interessante: não somos profissionais... somos apenas trabalhadores... e isso se deve pela falta de disciplina que NAO temos aos construir código. E ele faz muito bem o seu papel: evangelização (com uma inclinação meio maluca).


Veja o vídeo:Craftsmanship and Ethics

E então, ainda tocando os tambores?

02 novembro 2008

InfoQ Brasil: Ready to fly!

Saudações a todos!

Este fim de semana, novamente, estive em são paulo. Só que desta vez foi para participar do lançamento oficial da versão brasileira do site InfoQ, a qual sou um dos editores.

Iniciamos com a apresentação do Floyd (não o Pink, o Marinescu, CEO e fundador da InfoQ), apresentando a história do site, os valores da empresa e passando a vez para a Fratech, que é a parceira InfoQ no Brasil. Achei demais a apresentação do cara: o site é formado não por jornalistas, mas por especialistas nas áreas, que gostariam de divulgar e trocar informações. Todo o conteúdo é produzido comunitariamente. Do povo para o povo. =)

O evento foi muito bacana, destaques da vez:
  • Akita: ótima apresentação, o cara é muito fera... aproveitou para falar de Ruby e Agilidade, e de que maneira as comunidades OpenSource, Agile e Ruby se interligam, e como tudo isso é o celeiro de pessoas "acima da média" no mundo da computação. Tenho a apresentação do cara, vou pedir autorização para disponibilizá-la.
  • Alexandre Gomes: falando sobre SOA, o dono da Sea Tecnologia, pra variar, fez a apresentação mais divertida do encontro. Moral de toda a apresentação: o que importa são os princípios, a evolução contínua e gradativa, e principalmente: as pessoas! (acho que preciso de um mac... pra fazer apresentações que nem as desses caras...)
  • Painéis sobre Sistemas Distribuídos e Agilidade. Pessoas experientes, ótima discussão!
  • Lançamento do Livro Scrum e XP direto das Trincheiras, traduzido por algumas pessoas da comunidade (eu inclusive), organizado por alguns na Sea Tecnologia. Veja o resultado!

Participei do Painel sobre Agile, foi divertido, mas gostaria que mais pessoas estivem lá para questionar, criticar e discutir sobre... não tem problema, logo teremos mais!

No final, claro, um pouco de cerveja pra comemorar e aliviar os ânimos!

É isso! Parabéns Fratech pelo lançamento do site!


Aproveite mais este canal!!

[]s

12 agosto 2008

Mike Cohn


Apresentando um framework para implantar desenvolvimento ágil: Mike Cohn... apresentação demorada, mas bastaaaaante instrutiva... (video + slides)


Succeeding With Agile: A Guide To Transitioning

[]s

19 julho 2008

Um tanto sumido...

Ausência
Saudações!!

Bem, tenho andado sumido... mas muita coisa está acontecendo...

- as últimas semanas tem me deixado ocupado trabalhando no novo site do bomdebolaparati.com.br... e espero logo colocar o site no ar

- Estou ajudando no projeto de tradução do Scrum From the Trenches! sim... agora o treco vai! logo mais novidades sobre o ebook

- Mas por que traduzir este livro? Bem, porque fui convidado a participar da equipe de editores do portal InfoQ, na versão em português! heheheh legal neh?!? Veja a notícia do lançamento! A convite do Felipe Rodrigues, vou ajudar na tradução e produção de conteúdo em português da sessão Agile do Site...

Pois é muito trabalho pela frente... e ainda terminando o primeiro projeto de integração contínua da Audaces...

E falando em Audaces:

Quer trabalhar na Audaces?? Pergunte-me como!!

30 novembro 2007

Tornando-se um líder Ágil - parte 3




Entenda como funciona a Liderança sob a ótica do Lean thinking.
Palestra ministrada por Mary Poppendieck - excepcional. Um pouco demorada, mais muito produtiva.

Assista na íntegra (com os slides da apresentação)
http://www.infoq.com/presentations/poppendieck-agile-leadership



28 agosto 2007

Guia para transição ao Desenvolvimento Ágil


Visitando o InfoQ - aliás, ótimo site, assisti a uma apresentação de David Hussman e Tor Stenstad dando um overview da experiência dos dois na migração para Metodologias Ágeis.

Como está em inglês, vou colocar alguns comentários importantes sobre questões pertinentes e úteis:

Transition to Agile

Antes de mais nada, vale salientar um comentário bastante importante: "Não existem balas de prata". Se você está atrás de um checklist que o levará ao clímax do desenvolvimento de software, à panacéia de todos os males mundanos.... bem, vc está enganado...

O projeto tratado na apresentação é de uma empresa grande, segundo Tor, uma das 500 da Fortune, possuidora de um modelo tradicional de desenvolvimento baseado em RUP.

A primeira iniciativa na adoção do desenvolvimento ágil (Iniciado com um projeto piloto - MUITO IMPORTANTE) foi tentar remover mitos relacionados ao Desenvolvimento Ágil, já que muitas pessoas pensam ainda que estejamos tratando de Code and Fix. Inclusive os programadores precisam entender que nossa postura não vai remover todo e qualquer processo dentro da empresa. Para isso, é importante a figura de alguém que já conheça do assunto, com experiência prática em XP, Lean, SCRUM, etc. Assim, evitaremos cair em diversos problemas corriqueiros dentro da implementação de processos de desenvolvimento. Listinha didática:

  • Encontre um mentor (pode chamá-lo de consultor, nerd especializado, empresa parceira, programador mais espertinho)

  • Remova os mitos

  • Ajude a educar as pessoas

  • Encontre um projeto piloto. NUNCA tente implacar um processo na empresa toda de uma vez


IMPORTANTE: Escolha a dedo as práticas que você deseja implementar. Não assuma a responsabilidade de implantar todas as técnicas de XP de uma vez só... vai ser problema na certa.

Como proceder:
  • Compreenda o ambiente em que a empresa está inserida. É muito importante identificar até onde você pode alcançar no processo. Converse com as pessoas, descubra como elas trabalham. Somente assim essa mudança será o mais indolor possível.
  • Começe atacando problemas pontuais, mas pense grande. Tente diminuir o tamanho das iterações, inicie uma conversa sobre teste de software, fale sobre TDD... aos poucos, com a intimidade que as pessoas ganham com a prática, desenvolva novos desafios para a equipe, implante uma nova prática, e construa um ambiente propício a esse aprendizado. Importante é verificar a forma que sua empresa é construida, e assim determinar quais práticas utilizar.
  • Compartilhe a visão do projeto com TODOS os comprometidos. Muito importante que tanto a área de produto quanto teste, desenvolvimento e vendas tenham a mesma idéia dos objetivos que o projeto se propõe.
  • Crie ambientes informativos para todos tenham acesso ao que ocorre no projeto. (Veja a discussão na lista xpRio)

Um termo interessante abordado: Living plan
O conceito faz referência à criação de um planejamento (nao um plano) que evolui à medida que o projeto progride no tempo. Este living plan emprega conceitos como:
  • Crie um backlog para que você possa ter uma visão clara do quê deve ser implementado de uma forma macro
  • Valorize as pessoas! Crie um ambiente onde as pessoas possam falar e ser ouvidas, e que sugestões e problemas identificados por membros de equipe tenham peso real na tomada de decisão
  • Dimiua o tamanho das iterações para ter o feedback mais rápido de onde exatamente você está
  • Utilize o desenvolvimento iterativo
  • Faça com que os clientes participem do projeto. Torne-os engajados.
  • Defina o que é uma funcionalidade terminada: encontre o real significado de término de uma funcionalidade. Se as premissas da empresa supõe a entrega de documentos, coloque-os na estimativa.

Achei interessante a visão que eles deram sobre o cliente:
Qual cliente não gostará de se envolver no desenvolvimento ao descobrir que ele é o responsável por tomar decisões de negócio para o projeto? Imagine-se com o poder de mudar o rumo de todo o projeto a cada mês/semana? Você não gostaria de participar?

Ponto importante: Tenha a coragem de refer o planejamento e todo o processo de desnevolvimento se algo estiver errado. Isto mesmo, utilize o Burndown Chart para a tomada de decisão. Se o gráfico lhe diz que algo está errado, MUDE!

Dicas para líderes
  • Participe das reuniões diárias
  • Converse com as pessoas, não tenha medo de receber críticas. Demonstre respeito pela opinião das pessoas da equipe e assuma a responsabilidade de mudar, caso algo esteja errado no que você estiver fazendo
  • Crie uma comunidade dentro de sua empresa, fomente discussões, práticas, palestras. (Por que não organizar uma sessão de CodingDojo em sua empresa?)


Com vocês, o vídeo (desculpem... nao consegui deixar a apresentação "embebed" no meu site):



Assista a palestra na integra: http://www.infoq.com/presentations/agile-transition-hussman-stenstad