Páginas

16 outubro 2007

Tornando-se um líder Ágil - Parte 1



Colaboração, delegação de tarefas, feedback, prazos, orçamentos, planejamento estratégico: o que é necessário saber caso você queira se tornar um líder Ágil ?(assumindo que você sabe o que Ágil com A quer dizer)
Se você, como líder, acredita que para comandar uma equipe basta apenas ótimos conhecimentos técnicos, acho melhor você se atualizar um pouco pois os tempos mudaram... Vou tentar apresentar algumas informações importantes para que você possa entender onde Desenvolvimento Ágil pode ajudar a criar equipes mais produtivas e motivadas, empresas mais coesas e principalmente vantagens competitivas. O seu papel como líder é importantíssimo, auxiliando a todos no processo de mudança que está se tornando mais e mais evidente no mercado brasileiro.

Nem tudo são flores

É necessário dedicação, e muita força de vontade, se você quer tonar-se um líder realmente eficiente. O que muitos acreditam ao assumirem uma posição gerencial é que não existe a necessidade de estudo para realizarem sua atividade. Este engano pode levar uma equipe inteira ao desastre. A sensação de poder existente em um cargo de gerente pode torná-lo arrogante e cego às reais necessidades de sua função, portanto não se esqueça: aprenda sempre! com todos!
Um bom início a meu ver pode ser o livro de Paul Glen: Leading Geeks, por ser um livro simples e muito tranquilo de ler... (ah não sabe ler em inglês? desculpe, aprenda! Que tal começar por aki). O livro servirá como uma introdução ao mundo da liderança... aproveite! (alias, o programa de webinars gratuitos que o site do Paul Glen possui é uma ótima pedida! acesse!)
Respondendo à pergunta: pra que isso me serve?, vai um pequeno texto sobre as mudanças que nossa área está sofrendo: (fonte: ComputerWorld

A analista do Gartner disse que as companhias querem melhorar a habilidade em cuidar das informações, o que pode significar, por exemplo, ajudar os negócios a entender melhor a lucratividade de um determinado produto ou eliminar um passo desnecessário no supply chain via automatização.

Ken McGee apontou como evidência de que certas companhias estão se movendo nesse sentido o comportamento dos empregadores de buscar um CIO que não tenha necessariamente uma graduação em Engenharia da Computação ou em Ciência da Computação. “Elas procuram alguém que possa fazer outras coisas além de administrar o ambiente de TI”.

Em cinco anos, defende o analista, o CIO pode estar separado das responsabilidades de administrar a operação de TI. “Talvez a tecnologia tenha um melhor atendimento com a criação de um grupo de operações focado nisso, sendo submetido ao chefe das operações. Achamos que é um debate justo”, diz. É também um tema, ressalta McGee, sobre o qual o Gartner continua pensando.

Joe Montano, chefe de TI do departamento de Energia, Minerais e Recursos Naturais do estado norte-americano do Novo México, disse que o questionamento de McGee ressoou em seu pensamento. “Você pode notar isso acontecendo. Eu tenho ficado cada vez menos nas operações do dia-a-dia, portanto o foco está mais nos negócios”, completou.

Pois é, é necessário atualizar-se. Mas por onde começar?? Particularmente não acredito muito que fazer um curso de Administração em uma unibomba da vida não resolverá sua vida, mas que sabe por um custo muito menor você não consegue o mesmo resultado??
Já pensou em fazer um MBA? Caro? E se eu disser que ele pode sair de graça??!?!? Duvida? (Fonte: Personal MBA Manifesto)

The Personal MBA (PMBA) is a project designed to help you educate yourself about advanced business concepts. This manifesto will show you how to substantially increase your knowledge of business on your own time and with little cost, all without setting foot inside a classroom.

The PMBA is more flexible than a traditional MBA program, doesn’t involve going into massive debt, and won’t interrupt your income stream for two years. Just set aside some dedicated reading time, pick up one of these books, learn as much as you can, discuss what you learn with others, and go out into the real world and make great things happen.

If you’re interested in educating yourself about business, the Personal MBA is the best place to start.

Recomendo livros de Peter Drucker e Demin. Entenda de onde surgiu o conceito para poder aplicá-lo da melhor forma possível. É necessário aprender sobre qualidade total e administração moderna para saber onde quero chegar com esse negócio de Desenvolvimento Ágil

Leia meu amigo, leia muito! É necessário ter o conhecimento base durante a aplicação de práticas de Desenvolvimento Ágil

Onde TI e Businnes se encontram

Fonte: Business and IT – A Marriage Made in Heaven?

To most non-technical people, the mere mention of "IT" can be a real turn off, or result in a roll of the eyes. Although traditionally associated with geeks developing code in a back room, IT - in its very broadest sense - forms the backbone of organizations today, which begs the question: why is there still such a huge communication gap between the IT discipline and the business it powers? This article provides anecdotes and advice for businesses to help them resolve the issues between business and IT, and describes how using Agile methods might just save their relationship.

Talvez este seja o principal documento deste post de hoje... devore-o!

até o próximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário