Páginas

26 novembro 2008

The Developer's Conference 2008 - aí vou eu!

Saudações!
Informações de última hora: O Bocão (vulgo Henrique Oliveira) me convidou para falar um pouco sobre Integração Contínua no evento deste final de semana aqui na ilha... e claro, eu topei!

Site Oficial: The Deveoper's Conference - uma realização Globalcode & VOffice

Vou tentar passar a mesma idéia que a apresentação feita no GuJavaSC deste ano, focando bastante no conceito por trás de todo o processo de integração contínua, e apresentando algumas ferramentas. Será uma apresentação rápida, e portanto, nada de muito blablabla ou piadinha... direto ao ponto...

Mais informações na Programação do Evento (sim, eu sei, meu nome não aparece ali... espero que atualizem logo...). A grade do evento está bastante interessante, vale a pena conferir!

[]s

18 novembro 2008

Blogrool... in a roll...

blogroll Saudações, mas uma vez estava sumido, deste de o lançamento do infoqBR (que preciso me dedicar mais a ajudar os demais editores)... mas vamos atualizar com o que tenho lido nos últimos dias:

O post mais comentado dos últimos tempos:

The Decline and Fall of Agile, por James Shore. O cara resolve fazer uma interessante reflexão: estaria Scrum nos levando para o buraco?? Apresentando vários motivos, o post tenta ser super convincente com a opinião de que Scrum está sendo mal interpretado... e eu concordo! Esquecemos o principal: inspect and adapt.
Como não poderia deixar de ser, a comunidade respondeu em peso ao post: (infoQ_br, o Philip Calçado, o Mueller, e muitos outros)
Uncle Bob tratou de jogar os cachorros contra essa idéia, num post bastante agressivo e mostrando o outro lado da moeda: é muito fácil culpar o scrum, virando as costas para o principal: nossa preguiça em produzir softwares melhores
Concordo com ambos! Ambas as posições são baseadas em fatos que vemos muito hoje:
  • Scrum ampliou a discussão sobre métodos Ágeis
  • Scrum criou uma indústria de certificação copiando TODAS as demais ferramentas/processos/metodologias
  • Equipes idiotas ou ingênuas ainda acreditam que Scrum é uma bala de prata
  • Nem com XP é possível fazer softwares perfeitos!!
  • São os princípios, e não os métodos, que decidirão sobre a sobrevivência dos projetos
Aconselho acompanhar a discussão em ambos os posts, realmente muito instrutivo.

Depois disso, mais um desabafo: Boris cria um pequeno post criticando "nossa" obcessão por ferramentas de ticketing, spreadsheet ou quadros virtuais de tarefas... segundo ele, sua equipe nem ao menos utiliza estimativas! E o único burndown utilizado é o Feature Burndown (porque, no final, o que realmente importa é o cliente satisfeito com as funcionalidades! )...

Boris chama a atenção para uma necessidade muito mais importante por ferramentas: facilitar a colaboração. Seja com salas de video conferência mais dinÂmicas, um iPhone de tamanho A4 que permita colaboração distribuída, ou um quadro multitouch que nos permita desenhar... essas são as ferramentas que equipes Ágeis precisam!

Ótima notícia: Scrum Gathering 2009 no Brasil!! Cidades que estão sendo consideradas: Recife e São Paulo... informação importante: este não será um evento muito grande, dada a principal característica do evento: a participação! Isso quer dizer apenas os primeiros inscritos terão acesso ao principais autores do mundo para conversar e trocar informações sobre scrum e desenvolvimento ágil... O aXmagno criou uma enquete na lista Scrum-brasil para falar mais a respeito, e selecionar a cidade sede do evento. Confira!

O Rafael Mueller disponibilizou dois vídeos do Google Tech Talk em seu blog: Clean Code Talks!! (tá bom, nao eh esse o nome da palestra, mas nao podia perder o trocadilho)

Por enquanto é isso...

até mais!

02 novembro 2008

InfoQ Brasil: Ready to fly!

Saudações a todos!

Este fim de semana, novamente, estive em são paulo. Só que desta vez foi para participar do lançamento oficial da versão brasileira do site InfoQ, a qual sou um dos editores.

Iniciamos com a apresentação do Floyd (não o Pink, o Marinescu, CEO e fundador da InfoQ), apresentando a história do site, os valores da empresa e passando a vez para a Fratech, que é a parceira InfoQ no Brasil. Achei demais a apresentação do cara: o site é formado não por jornalistas, mas por especialistas nas áreas, que gostariam de divulgar e trocar informações. Todo o conteúdo é produzido comunitariamente. Do povo para o povo. =)

O evento foi muito bacana, destaques da vez:
  • Akita: ótima apresentação, o cara é muito fera... aproveitou para falar de Ruby e Agilidade, e de que maneira as comunidades OpenSource, Agile e Ruby se interligam, e como tudo isso é o celeiro de pessoas "acima da média" no mundo da computação. Tenho a apresentação do cara, vou pedir autorização para disponibilizá-la.
  • Alexandre Gomes: falando sobre SOA, o dono da Sea Tecnologia, pra variar, fez a apresentação mais divertida do encontro. Moral de toda a apresentação: o que importa são os princípios, a evolução contínua e gradativa, e principalmente: as pessoas! (acho que preciso de um mac... pra fazer apresentações que nem as desses caras...)
  • Painéis sobre Sistemas Distribuídos e Agilidade. Pessoas experientes, ótima discussão!
  • Lançamento do Livro Scrum e XP direto das Trincheiras, traduzido por algumas pessoas da comunidade (eu inclusive), organizado por alguns na Sea Tecnologia. Veja o resultado!

Participei do Painel sobre Agile, foi divertido, mas gostaria que mais pessoas estivem lá para questionar, criticar e discutir sobre... não tem problema, logo teremos mais!

No final, claro, um pouco de cerveja pra comemorar e aliviar os ânimos!

É isso! Parabéns Fratech pelo lançamento do site!


Aproveite mais este canal!!

[]s