Páginas

18 setembro 2008

Scrum Checklist no MindMeister

Estou impressionado!!!
Seguinte a ótima indicação do Rafael Caceres, decobri o MindMeister, ferramenta online para edição de mapas mentais... simplesmente "O" bicho! =)

Então o que fiz? Migrei o Scrum Checklist para a ferramenta! O resultado pode ser visto abaixo ou na página oficial do documento.


Aos interessados em contribuir, é necessário habilitar numa conta no serviço... avisem-me que libero o acesso a vocês... =)


Acesso o Full Link

16 setembro 2008

De uma chance à Qualidade

Aristóteles escreveu que "Qualidade não é uma ação, é um hábito." Mais do que isso, é um estado de espírito. É um ato de consideração e respeito para com aqueles que vão, eventualmente, utilizar o produto ou serviço. É um reconhecimento e a comemoração da integridade, habilidades, valores e eficiencia de seus produtores ou fornecedores. Num nível mais alto, qualidade é a aplicação da Regra de Ouro do trabalho, o reconhecimento de que o produtor É o consumidor, cliente e cidadão; que cada produto e servição são um trabalho de arte, a ser criado com orgulho, polido com amor e recebido com gratidão. A mais forte motivação para produzir itens de alta qualidade e serviços é o prazer gratificante de fazê-lo. Desta forma, qualidade é a consciência e intenção do produtor. É o relacionamento direto entre pessoas, produtos e a sociedade, baseado em funcionalidade, imaginação, arte e amor. Por esta razão, qualidade é a expressão de respeito para consigo mesmo como criador.

O pioneiro do movimento pela Qualidade, W. Edwards Deming, acreditava que a melhorias em qualidade requerem a delegação de responsabilidade para os empregados organizados em equipes encarregados de entregar produtos que estejam de acordo com padrões que a própria equipe criou. Os membros da equipe, no modelo de Deming são desafiados pelos líderes a fazer melhor, e eles são apoiados e recompensados por assim o fazer. Construir responsabilidade pela qualidade em todas as descrições de trabalho permite apresentar claramente que Qualidade é responsabilidade de Todos.



Desperte o interesse pela qualidade nas equipes através do compartilhamento, liberdade e confiança...


Esse livro Organizational Democracy está mudando meus horizontes... credo

Ubiquity ?

Essa versão atual ainda tem alguns problemas, mas o nível da ferramenta é absurdo... multi mashups... recomendado!

Conheça mais sobre o Ubiquity


Ubiquity for Firefox from Aza Raskin on Vimeo

15 setembro 2008

Setembro é Java em Floripa!

Mais um evento!

O GUJavaSC promove este sabado(19) um evento bastante interessante, integrado ao Sun Tech Days. A novidade: os conhecidos!
Entre os palestrantes, duas pessoas que se formaram comigo e um amigo do trabalho.


Mais informações e inscrições: JUGs Mes de Java 2008

Abaixo segue a programação:

Horário Palestra/Evento
08:30 Cadastramento
09:00 Abertura
09:15 Java na Ponta dos Dedos: A revolução Invisível [Maurício Leal]
10:30 Floggy: Produtividade e Simplicidade na Persistência JavaME [Thiago Rossato, Thiago Leão Moreira e Priscila Lugon]
12:00 Almoço
13:30 Glassfish v3: A nova geração de Servidores de Aplicação modular [Kohsuke Kawaguchi] - Palestra com tradução simultânea
15:00 Intervalo
15:15 Um bate papo sobre o uso de tecnologias Eclipse (RCP, GEF, EMF, SWT, JFace) no desenvolvimento de aplicações desktop. [Eduardo José Pereira]
16:30 A importância do Teste de software para a garantia de qualidade das aplicações Web [Érika Tatiana Hmeljevski]
17:30 Encerramento

Palestrantes
  • Maurício Leal, famoso entusiasta de Java ME e gerente de Programas SDN na Sun Microsystems, estará abordando Java na Ponta dos Dedos: A revolução Invisível.
  • Thiago Rossato, Thiago Leão Moreira e Priscila Lugon, os criadores do projeto Floggy, um framework para persistência Java ME que recentemente teve um artigo publicado na Mundo Java, estarão falando sobre o Floggy: Produtividade e Simplicidade na Persistência Java ME.
  • Kohsuke Kawaguchi, engenheiro senior da Sun Microsystems com inúmeros projetos no java.net, incluindo o famoso servidor de Integração Contínua Hudson, estará mostrando o Glassfish v3: A nova geração de Servidores de Aplicação modular.
  • Eduardo José Pereira, que trabalhou para o projeto Eclipse antes mesmo dele ser open source e ter este nome, estará apresentando Um bate papo sobre o uso de tecnologias Eclipse (RCP, GEF, EMF, SWT, JFace) no desenvolvimento de aplicações desktop.
  • Érika Tatiana Hmeljevski, que possui uma enorme experiência na área de testes de software e que possui um forte envolvimento com algumas organizações desta natureza, mostrará A importância do Teste de software para a garantia de qualidade das aplicações Web.



Encontro vocês lá!

Agile Readiness Assessment Webinar - 19 de setembro

Divulgação: (From: The Agile Manager)


Please join me on Friday, 19 September for An Agile Readiness Assessment, a ThoughtWorks sponsored webinar.

Taking on Agile can appear to be an overwhelming commitment with no obvious place to start. For one thing, Agile is often a significant departure from how a team is operating, requiring organisational changes, new practices, and stricter discipline. In addition, because there are so many different things to be done - from continuous integration to Story based requirements - it's difficult to know what changes to make first. Finally, organisational constraints such as phase-based governance and shared QA can create questions about the extent to which Agile practices will have an impact, and raise doubts as to whether they can be taken on in the first place.

In this webinar, we'll discuss how to overcome stationary intertia and plot a course to Agile practice adoption.

  • How can we critically assess the state of our practices today?
  • What goals should we target given constraints and organisational realities?
  • How do we prioritise what we should do first?

I hope you can attend on the 19th.


Registration details:
Friday, 19 September 2008
Time: 1:00pm Eastern Standard Time (US-New York, GMT-4:00)
Registration URL: https://thoughtworks.webex.com/thoughtworks/j.php?ED=108081447&RG=1&UID=0


Se alguém conseguir gravar o evento para mim... eu agradeço!
Estarei no Seminário de Qualidade de Software e não poderei comparecer ao webinar (entretanto, aguardem a cobertura do evento)...

cya!
[]s

12 setembro 2008

Scrum Checklist em português

Lá vou eu de novo! Mais uma pequena tradução...

Desta vez, peguei a versão Mapa Mental que o Henrik Kniberg colocou à disposição num post em seu blog.

Usando o FreeMind, ai está a primeira versão:Scrum Checklist_ptBR.mm

Scrum Checklist

clique para ampliar...

Divirtam-se e ajudem a melhorar o documento...

10 setembro 2008

Agile 2009

Quero ir...

E já começaram os preparativos para o Agile 2009:

Agile Toolkit Podcast com Johanna Rothman

Download do arquivo: Agile Portfolio Management and Agile 2009 with Johanna Rothman

Adoro a idéia da criação de OpenSpaces sobre Agile...